Para atender à carência dos serviços odontológicos e médicos, cada vez mais crescente para população, foi construído e inaugurado em dezembro de 1999, na avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro do Itaigara, um dos mais avançados centros médicos.
Para atender à carência dos serviços odontológicos e médicos, cada vez mais crescente para população, foi construído e inaugurado em dezembro de 1999, na avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro do Itaigara, um dos mais avançados centros médicos.
Um centro de excelência, apto a oferecer à população assistência odontológica e medica no mesmo local, com profissionais qualificados, moderna e eficiente infra-estrutura proporcionando o melhor para sua saúde.
O Complexo Odonto-Médico Itaigara tornou-se ponto de referência na cidade. Com seus seis mil metros quadrados forma uma composição arquitetônica moderna, onde desenvolvem-se duas torres para funcionamentos dos consultórios odontológicos, médicos, laboratórios e centros de diagnósticos de alta precisão. Com quatorze andares, cada. (Centro Odontológico Pierre Fauchard e Centro Médico Louis Pasteur).
Fácil acesso
Restaurantes
Lojas
Amplo horário de funcionamento
Localizado na Av. Antonio Carlos Magalhães, 585, na respectiva Via Marginal, lado direito, sentido Parque da Cidade / Av. Manoel Dias da Silva.
Localizado na Av. Antonio Carlos Magalhães, 585, na respectiva Via Marginal, lado direito, sentido Parque da Cidade / Av. Manoel Dias da Silva.
O acesso dos veículos às garagens G1 no subsolo e para G2, G3 e G4 sobre o pavimento térreo, é feito a partir da Via Marginal, através de rampas em concreto armado com detalhes antiderrapantes, com declividade compatível com a norma.
Rampa para pacientes com dificuldade locomotora para acesso ao pavimento térreo com corrimão, pavimentação em cerâmica, tipo pastilha, com declividade compatível.
O acesso interno aos andares para cada torre, é feito através de 3 elevadores com capacidade para 15 pessoas (980 Kg) e 1 elevador para maca com capacidade para 15 pessoas (1080 Kg).
Fácil Acesso
Restaurantes
Lojas
Amplo horário de funcionamento
Ilustre pesquisador francês que descobriu a vacina anti-rábica e impulsionou a criação do Instituto Pasteur de Paris e várias outras instituições, que receberam o mesmo nome, no mundo todo.
Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês que revolucionou os métodos de combate às infecções. Entre outros trabalhos, estudou a fermentação do vinho e da cerveja, descobriu o processo de “pasteurização” do leite e criou a vacina contra a hidrofobia ou “raiva”.
Louis Pasteur (1822-1895) nasceu em Dôle, na região Leste da França, no dia 27 de dezembro de 1822. Seu pai servia como sargento do exército francês, e em seguida se estabeleceu com um curtume. Logo depois do nascimento de Louis, a família se mudou para Arbois, região próxima a Dôle. Com 15 anos o jovem dedicou-se a pintar retratos. Muitos dos seus quadros decoram o Instituto Pasteur de Paris.
Ao terminar seus estudos secundários foi admitido na sessão científica da Escola Normal Superior, instituição para formação de professores em Paris. Retardou sua entrada por um ano, pois não se achava preparado. Foi para Paris e depois de algum tempo regressou para junto de sua família.
Continuou seus estudos no Colégio Real da pequena Besançon, situada próxima a Arbois. Completou o curso de Letras em 1840, mas logo concluiu que o bacharelato e o cargo de professor de colégio não era exatamente o que pretendia. Retornou aos estudos e ingressou no curso de Ciências. Dois anos depois foi outra vez a Paris, a fim de se especializar em Química na Escola Normal Superior. Em dois anos torna-se doutor em Ciências e passa a trabalhar como assistente do químico Antoine Jerôme Balard.
Em 1848, apesar dos protestos do professor Balard e outros membros da Academia de Ciências, Pasteur é nomeado para ensinar Física Elementar numa escola secundária de Dijon. Em 1849 foi nomeado professor de Química da Universidade de Estrasburgo. Nesse mesmo ano Pasteur casa-se com Marie Laurent, filha do reitor da universidade. Em 1854, com apenas 32 anos, Pasteur deixa Estrasburgo para assumir a reitoria da Faculdade de Ciências de Lille.
Louis Pasteur realizou diversas pesquisas e descobertas. Enquanto era estudante começou seus estudos ópticos de cristais do ácido tartárico que foram levados à Academia Francesa de Ciências. Realizou estudos na indústria vinícola, e como resultado desenvolveu a teoria da fermentação como consequência da ação de micróbios, trabalho que foi apresentado a Societé de Sciences de Lille. Descobriu o processo de conservação de alimentos que se tornou conhecido como “pasteurização”, aperfeiçoado a partir dos trabalhos sobre fermentação. Em 1862 foi eleito membro da Academia Francesa de Ciências.
Convencido de que as moléstias infecciosas deviam ser provocadas por micróbios, em 1881 viu a confirmação de sua teoria isolando o micróbio de uma doença bovina - o carbúnculo. Em 6 de julho de 1885 aplicou pela primeira vez sua vacina contra a hidrofobia “raiva”, salvando um menino de 9 anos. Em 1888 viu seu sonho ser realizado com a inauguração do centro de pesquisas inteiramente dedicado ao estudo de doenças infecciosas – o “Instituto Pasteur de Paris”.
Louis Pasteur faleceu em Marnes-la-Coquette, na França, no dia 28 de setembro de 1895.
Fácil acesso
Lojas
Restaurantes
Amplo horário de funcionamento
Pierre Fauchard nasceu na Bretanha, França, em 1678. Ele começou como aprendiz de um cirurgião na marinha francesa, na seqüência do qual ele começou a trabalhar como dentista na França Ocidental.
Pierre Fauchard nasceu na Bretanha, França, em 1678. Ele começou como aprendiz de um cirurgião na marinha francesa, na sequência do qual ele começou a trabalhar como dentista na França Ocidental.
Ele estudava artesanato amplamente, “watchmaking” e joalharia, desde então adaptou as técnicas e instrumentos que ele sentia ser útil para sua prática.
Fauchard, com muita competência e seriedade sem precedentes ganhou reputação excepcional, atraindo pacientes que percorrem grandes distâncias para serem tratados por ele, demonstrando claramente a grande diferença para os demais cirurgiões.
No século XVIII, Paris foi considerada como o centro da aprendizagem do iluminismo na Europa. Em 1719 ele estabeleceu uma prática na Universidade Circle, em Paris.
Rapidamente foi reconhecido pela maioria dos cirurgiões, como um dentista de incomparável habilidade e perspicácia.
O profissional de odontologia, nesse momento poderia ser descrito em linhas gerais em duas categorias. O primeiro foi o bisonho "toothpuller 'que compareceram aldeia feiras, e sobre os quais se baseou atendimento ao pobre. Estes freqüentemente empregavam o uso de feitiços e poções mágicas para o tratamento de doenças bucais e toothaches.
Os membros da classes média e alta suportavam os custos de competências dos mais reputados profissionais que tiveram algum tipo de formação, ainda que não fosse em cirurgia dentária.
A prática da odontologia nestes círculos tinha sido abafada pelo ciúme. O conhecimento e as técnicas foram considerados os mais valiosos bens por profissionais competentes e qualificados, e raramente foram compartilhadas com os colegas.
Em um ato significativo para rompem com a tradição, Fauchard em 1728 publicou um livro intitulado Le Chriurgien dentiste ou Traité des Dent (O Cirurgião Dentista ou Tratado dos Dentes). Este composta por dois volumes de mais de 800 páginas e incluíram muitas ilustrações.
Desta forma Fauchard compartilhou seu grande conhecimento e riqueza de observações com os colegas e alunos, descrevendo suas técnicas com excepcional nitidez e detalhe.
O livro abrangia anatomia, fisiologia, entre outros assuntos, e citava a piorréia alveolar, que recebeu o nome de “enfermidade de Fauchard” (doença periodontal).
Foi ele que cunhou o termo cirurgião dentista para a profissão, criou o pivot e iniciou o desenvolvimento de dentaduras. Reconheceu também a intima entre as condições orais e a saúde em geral.
Fácil acesso
Lojas
Restaurantes
Amplo horário de funcionamento